Tipo de estratégia de diversificação com exemplos


Estratégia de Diversificação.


A diversificação é uma das quatro estratégias de crescimento alternativas na Matriz Ansoff. Uma estratégia de diversificação alcança crescimento através do desenvolvimento de novos produtos para mercados completamente novos. Como tal, é inerentemente mais arriscado que o desenvolvimento de produtos porque, por definição, a organização tem pouca ou nenhuma experiência do novo mercado. Além disso, as novas habilidades necessárias, tanto em termos de marketing quanto de operações, geralmente exigem investimentos substanciais. Isso geralmente é obtido com a aquisição de uma organização que já opera no novo mercado.


Para uma organização adotar tal estratégia, ela deve ter uma ideia clara do que espera ganhar em termos de seu crescimento. Também precisa fazer uma avaliação honesta dos riscos envolvidos. Muitas vezes, a diversificação falha porque as organizações que tentam fazem isso porque têm produtos não competitivos em mercados cada vez menores e uma estratégia de diversificação representa uma tentativa desesperada de se reinventar. No entanto, para aquelas organizações que encontram o equilíbrio certo entre risco e recompensa, uma estratégia de marketing de diversificação pode ser altamente recompensadora.


É improvável que essa estratégia seja uma surpresa para você, pois ela terá sido inserida em muitas discussões e comunicações executivas como uma maneira de a organização atingir suas metas de crescimento ambiciosas ou agressivas.


Ao ler regularmente os artigos de imprensa sobre sua organização e seu relatório anual, você poderá verificar se esse tipo de estratégia é um em consideração. Se você está ciente da acumulação de fundos de investimento ou de pressões substanciais de seus concorrentes em sua participação de mercado ou faixa de produtos, então esses são os pré-requisitos que prevêm uma estratégia de diversificação.


Se você estiver envolvido na definição ou implementação de uma estratégia de diversificação, você estará ciente do desconforto ou risco que ocorre quando se trabalha fora de sua base de conhecimento existente. Nem todas essas estratégias são bem-sucedidas, e mesmo aquelas que estão a curto prazo podem falhar a longo prazo se não conseguirem igualar o R ​​& D de seus concorrentes.


Esses dois exemplos ilustram os riscos envolvidos:


No Reino Unido, a entrada da Virgin nos trens não foi tão bem-sucedida quanto se esperava inicialmente, apesar de terem alguma experiência no mercado de transporte. Este fraco desempenho pode ter tido impacto na força geral da marca devido às críticas ao serviço ferroviário. Mas a imagem de Richard Branson fez muito para minimizar o impacto e melhorar a capacidade da empresa de segmentar verdadeiramente seus serviços.


A Nokia foi extremamente bem-sucedida quando se diversificou para a fabricação de telefones celulares a partir de seu foco original como produtora de produtos de papel. Eles se tornaram o líder do mercado europeu, mas recentemente sofreram um revés com a introdução dos Smartphones. Levará tempo para responder a esse revés e restaurar sua posição no mercado.


A diversificação pode ocorrer em dois níveis: no nível da unidade de negócios ou no nível organizacional. Quando isso acontece no nível da unidade de negócios, você provavelmente verá sua organização se expandindo para um novo segmento do mercado atual. No nível organizacional, você provavelmente descobrirá que está envolvido na integração de uma nova organização à sua existente.


Assim como em cada uma das outras estratégias de crescimento, existem três abordagens amplas sobre como sua organização implementa uma política de diversificação:


• Diversificação Completa.


• Diversificação para trás.


• Diversificação para frente.


Algumas organizações referem-se a esses tipos de diversificação como abordagens de 'integração' diferentes, porque isso é realmente o que acontece. O novo produto ou serviço e seu mercado devem estar "integrados" na estrutura organizacional para serem bem-sucedidos.


Diversificação total - essa abordagem é a mais arriscada, pois você está oferecendo um produto ou serviço totalmente novo para um mercado desconhecido. Também levará um tempo considerável para realizar. Um exemplo dessa estratégia seria: Um distribuidor de trutas frescas decide diversificar para a venda de seguros.


Diversificação reversa - é onde a sua organização decide diversificar oferecendo um produto ou serviço relacionado ao estágio anterior de seu produto ou serviço atual. Por exemplo:


O distribuidor decide investir em uma fazenda de trutas escocesas, invadindo, assim, o papel de seu fornecedor.


Diversificação avançada - essa é a situação em que sua organização se diversifica em produtos ou serviços relacionados a um estágio posterior que segue sua oferta atual. Por exemplo:


O distribuidor negocia contratos diretamente com os supermercados e outros usuários finais, vendendo on-line, negando a necessidade de trabalhar com atacadistas.


Em cada um desses exemplos, o distribuidor precisaria aprender novas habilidades e métodos de operação. Nos exemplos de diversificação para frente e para trás, essas habilidades não são tão estranhas ao distribuidor, porque o produto é essencialmente o mesmo. Mas a experiência na gestão de uma fazenda de trutas, na negociação de contratos e na criação de uma loja on-line confiável para o público exigirá que novas habilidades sejam bem-sucedidas.


Neste exemplo, a opção de diversificação total é obviamente muito arriscada. O distribuidor não está envolvido no negócio de seguros e poucas das habilidades que existem dentro de seus negócios existentes serão transferíveis para o novo. Esse tipo de diversificação radical pode funcionar se a empresa for rica em caixa e se sentir como se se beneficiasse de investir em um tipo de negócio completamente diferente, talvez um que eles acreditam ter um futuro melhor a longo prazo do que o empreendimento atual.


Uma estratégia de diversificação alcança crescimento através do desenvolvimento de novos produtos para mercados completamente novos. A diversificação pode ocorrer em dois níveis: no nível da unidade de negócios ou no nível organizacional. As três abordagens para a diversificação ou integração são: diversificação total, diversificação reversa e diversificação progressiva.


Estratégias de Diversificação Corporativa.


Um dono de uma loja de animais que está começando um negócio de passear com cães é um exemplo de diversificação.


Imagens Brand X / Brand X Pictures / Getty Images.


Artigos relacionados.


1 [Diversificação de negócios] | Exemplos de Diversificação de Negócios 2 [Estratégia de Nível Corporativo] | Tipos de Estratégia de Nível Corporativo 3 [Estratégia de Diversificação de Produto] | Estratégia de Diversificação de Produtos 4 [Benefícios] | Benefícios & amp; Riscos de Diversificação.


Quanto mais antigo seu negócio ficar, mais difícil será aumentar a participação de mercado ou os lucros, especialmente se você estiver buscando um crescimento exponencial. Diversificar em novas áreas de negócios não só lhe dá a oportunidade de aumentar significativamente sua renda, mas também protege você no caso de seu negócio principal sofrer uma queda temporária ou de longo prazo. Analise as estratégias de diversificação com base em suas receitas potenciais e afete seu negócio principal para alcançá-las.


Diversificação.


Diversificação significa ramificar-se em novas oportunidades de negócios, não apenas expandindo seus negócios existentes. Por exemplo, se você tem um restaurante em uma cidade, abrir um segundo restaurante na próxima cidade é a expansão, não a diversificação. A adição de catering corporativo é um exemplo de diversificação. Oferecer aulas de culinária durante as manhãs, quando você não está aberto para o café da manhã, seria outro exemplo de diversificação.


Razões para Diversificação.


Antes de começar a planejar uma estratégia de diversificação, escreva os motivos pelos quais você está pensando em fazê-lo. Você pode ter um excesso de capital que não pode colocar em sua empresa existente com um retorno razoável sobre esse reinvestimento. Sua empresa pode ser muito dependente de um produto ou de um punhado de clientes, o que poderia ter consequências devastadoras se você vir uma nova concorrência ou um ou dois clientes deixarem você. Você pode ter criado relacionamentos de negócios ou uma base de clientes que facilitam a entrada em um novo mercado. Uma vez que você sabe exatamente por que está considerando diversificar, é possível observar melhor as vantagens e desvantagens específicas de fazê-lo.


Estratégias Relacionadas vs. Não Relacionadas.


Ao considerar a diversificação, decida se deseja permanecer em um negócio relacionado ou entrar em um mercado completamente diferente. Ficar dentro do seu mercado permite que você use seus contatos, marca e base de clientes, como uma babá que oferece serviços de cuidados pessoais. Entrar em um novo mercado, como uma pet sitter abrindo uma empresa de paisagismo, oferece mais proteção contra uma recessão em uma indústria específica. Mudar para um negócio relacionado pode prejudicar sua marca se o novo esforço falhar. Começar um negócio em uma área completamente nova geralmente exigirá mais tempo e dinheiro, já que você está começando do zero.


Diversificação de marca.


Em alguns casos, você pode diversificar com a venda do mesmo produto, ou de um produto semelhante, com um nome diferente. Uma loja de roupas femininas que acrescente roupas masculinas e infantis para tentar expandir seus negócios pode prejudicar sua marca entre as mulheres que procuram uma loja especializada em roupas femininas de alta qualidade. Abrir uma segunda loja com outro nome e vender roupas masculinas e infantis diversifica sua empresa. Outro exemplo de diversificação por marca seria uma loja de roupas femininas de luxo abrindo uma segunda loja de roupas femininas sob outro nome e vendendo roupas femininas acessíveis.


Considerações


Ao escolher estratégias de diversificação, observe sua base de clientes atual para determinar se você pode vender itens diferentes ou se pode adicionar novos clientes vendendo-os um produto semelhante a um preço diferente ou com um nome diferente. Analise seus fornecedores atuais, representantes de vendas e parceiros de distribuição para determinar se você pode usá-los para vender produtos diferentes, reduzindo seus custos de inicialização. Calcule os custos operacionais contínuos e enfatize sua administração de uma estratégia de diversificação e determine se você pode oferecer suporte a duas empresas ou linhas de produtos diferentes. Considere o impacto de uma linha de produtos competindo com a outra se você vender itens semelhantes.


Trem de estratégia.


Treinamento de desenvolvimento estratégico para pequenas empresas.


7.1.1 Tipos de Diversificação.


A diversificação é uma abordagem estratégica que adota diferentes formas. Dependendo dos critérios aplicados, existem classificações diferentes.


Dependendo da direção da diversificação da empresa, os diferentes tipos são:


adquirir ou desenvolver novos produtos ou oferecer novos serviços que possam atrair os atuais grupos de clientes da empresa. Neste caso, a empresa depende de vendas e relações tecnológicas com as linhas de produtos existentes. Por exemplo, uma queijaria, produzindo queijo, adiciona um novo tipo de queijo aos seus produtos. Diversificação Vertical.


ocorre quando a empresa retorna às etapas anteriores de seu ciclo de produção ou avança para etapas subsequentes do mesmo ciclo - produção de matérias-primas ou distribuição do produto final. Por exemplo, se você tem uma empresa que faz a reconstrução de casas e escritórios e começa a vender tintas e outros materiais de construção para uso neste negócio. Esse tipo de diversificação também pode garantir o fornecimento regular de materiais com melhor qualidade e preços mais baixos. Diversificação concêntrica.


ampliando o portfólio de produção, adicionando novos produtos com o objetivo de utilizar plenamente o potencial das tecnologias existentes e do sistema de marketing. A diversificação concêntrica pode ser muito mais eficiente financeiramente como estratégia, uma vez que o negócio pode se beneficiar de algumas sinergias nesse modelo de diversificação. Pode impor alguns investimentos relacionados à modernização ou atualização dos processos ou sistemas existentes. Este tipo de diversificação é frequentemente utilizado por pequenos produtores de bens de consumo, e. uma padaria começa a produzir produtos de confeitaria ou massa. Diversificação heterogênea (conglomerada).


está se movendo para novos produtos ou serviços que não têm relação tecnológica ou comercial com produtos atuais, equipamentos, canais de distribuição, mas que podem atrair novos grupos de clientes. O motivo principal por trás desse tipo de diversificação é o alto retorno dos investimentos na nova indústria. Além disso, a decisão de buscar esse tipo de diversificação pode levar a oportunidades adicionais indiretamente relacionadas ao desenvolvimento do principal negócio da empresa - acesso a novas tecnologias, oportunidades de parcerias estratégicas, etc. Diversificação Corporativa.


envolve a produção de bens não relacionados, mas definitivamente lucrativos. Muitas vezes, está ligado a grandes investimentos, onde também pode haver retornos elevados.


wiseGEEK: Quais são os tipos de estratégias de diversificação?


As estratégias de diversificação permitem que uma empresa expanda suas linhas de produtos e opere em vários mercados econômicos diferentes. As estratégias mais comuns incluem diversificação concêntrica, horizontal e conglomerada. Cada estratégia se concentra em um método específico de diversificação. A primeira estratégia é usada quando uma empresa quer expandir sua linha de produtos para incluir produtos similares produzidos dentro da mesma empresa, o segundo é usado quando a empresa quer produzir produtos não relacionados que atraem um mercado similar, o último é usado quando uma empresa expande para operar em dois ou mais setores não relacionados. As estratégias de diversificação ajudam as empresas a aumentar sua flexibilidade e manter o lucro durante períodos econômicos fracos.


Uma estratégia de diversificação concêntrica permite que uma empresa adicione produtos similares a uma linha de negócios já bem-sucedida. Por exemplo, um fabricante de computadores que produz computadores pessoais usando torres começa a produzir computadores portáteis. O conhecimento técnico necessário para realizar a nova tarefa vem do seu atual campo de funcionários qualificados. Estratégias de diversificação concêntrica também existem em outras indústrias, como a indústria de produção de alimentos. Um fabricante de ketchup pode decidir produzir salsa, usando suas instalações de produção atuais - e muito similares - para a tarefa.


Estratégias horizontais permitem que uma empresa comece a se mover fora de sua zona de conforto em termos de fabricação de produtos. As empresas aproveitarão sua atual participação de mercado de clientes fiéis com produtos que têm pouca ou nenhuma relação com os produtos atualmente vendidos. Um fabricante de televisores pode começar a produzir produtos da linha branca, como geladeiras, freezers e lavadoras ou secadoras. Uma desvantagem das estratégias de diversificação horizontal pode ser a dependência da empresa em relação a um grupo de consumidores. A empresa tenderá a comercializar produtos para os consumidores atuais, aproveitando a fidelidade à marca associada aos produtos atuais. Isso é perigoso se os novos produtos não obtiverem o mesmo favor que os produtos mais antigos da empresa.


Quando as empresas se envolvem em estratégias de diversificação de conglomerados, muitas vezes procuram entrar em um mercado anteriormente inexplorado. As empresas podem fazer isso comprando ou fundindo-se a outra empresa no setor desejado. Mover-se para uma indústria totalmente não relacionada costuma ser altamente perigoso, pois a atual administração da empresa não está familiarizada com a nova indústria. A lealdade à marca também pode ser reduzida se a nova gerência não mantiver a qualidade atual do produto. A vantagem dessa estratégia de diversificação vem da crescente flexibilidade e da conquista de novos mercados econômicos. Por exemplo, uma empresa que fabrica peças de reparo automotivo pode entrar na indústria de produção de brinquedos. Cada empresa dessas indústrias permite uma gama mais ampla de clientes e a capacidade de diversificar as oportunidades de receita quando as vendas de uma indústria caem e a outra não.


Discussão do artigo.


1) A diversificação pode claramente ajudar uma empresa a se manter à tona em tempos difíceis e a crescer em tempos prósperos. Mas você precisa ter cuidado para não se afastar muito da sua "zona de conforto". do que você sabe fazer bem. Concordo com a afirmação "Mudar-se para uma indústria totalmente não relacionada costuma ser altamente perigosa, pois a atual administração da empresa não está familiarizada com a nova indústria". Certa vez, aceitei um emprego em um jornal pertencente a uma empresa que operava call centers. A administração tinha pouca pista sobre os jornais e a publicação logo foi arruinada.


Definição da Estratégia de Diversificação | Tipos de estratégias de diversificação.


A estratégia de diversificação provavelmente ocorre quando empresas ou organizações empresariais introduzem um novo produto no mercado. Essas estratégias são conhecidas como estratégias de diversificação. Existem três tipos de estratégias de diversificação.


Tipos de Estratégia de Diversificação.


Estratégias de Diversificação Concêntrica Estratégias de Diversificação Horizontal Estratégias de Diversificação de Conglomerado.


A estratégia de diversificação na verdade minimiza o risco de perda em uma organização empresarial dividindo diferentes categorias de produtos em diferentes mercados geograficamente. No início de 1960, o & amp; 1970, há um rápido crescimento na diversificação de negócios. Mas com o passar do tempo tornou-se difícil administrar atividades muito diversificadas de organização empresarial. Mesmo nos últimos anos, é muito difícil para qualquer organização comercial operar na modalidade de diversificação, porque há muitos requisitos diferentes que devem ser levados em conta pela organização empresarial.


Estratégia de Diversificação Concêntrica:


A introdução de produtos novos, porém relacionados, nos novos mercados é considerada uma estratégia de diversificação concêntrica. Por exemplo, a AT & T Company na América está envolvida na aplicação da estratégia de diversificação concêntrica, adicionando linhas de cabo para serviços rápidos de Internet em todo o país. O produto anterior da empresa era a linha telefônica, mas gasta US $ 120 bilhões para a aquisição de televisão a cabo. Desta forma, o AT & T trabalha em conjunto com a America Online (AOL) para fornecer acesso à Internet por cabo aos clientes da AOL.


Diretrizes para Diversificação Concêntrica:


Existem certas condições que são favoráveis ​​para a aplicação da estratégia de diversificação concêntrica. Para este propósito, seguem algumas das diretrizes que especificam a eficácia da estratégia de diversificação concêntrica.


É mais saudável para a organização empresarial competir na indústria onde não há crescimento lento ou lento. A venda de produtos atuais é aprimorada com a adição de produtos novos, porém relacionados, no pool de organização de negócios Quando novos & amp; produtos relacionados são introduzidos, estes devem ser oferecidos a preços competitivos razoáveis ​​Em certas condições, quando os produtos atuais estão passando por estágio de declínio do ciclo de vida de desenvolvimento de produto, é bastante viável adicionar produtos novos, mas relacionados em novos mercados A equipe de gestão do organização deve ser forte o suficiente Estratégia de Diversificação do Conglomerado:


As estratégias de diversificação incluem a diversificação de conglomerados, na qual novos produtos são adicionados ao pool da organização empresarial que não estão relacionados aos existentes. Existem certas organizações que estão envolvidas na diversificação do conglomerado com base na expectativa de que podem obter lucro adquirindo outras firmas e empresas de quebra & amp; vendendo suas partes de forma fragmentada.


Diretrizes para a Diversificação do Conglomerado:


Em certas situações, a estratégia de diversificação do conglomerado torna-se efetiva o suficiente para ser perseguida pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes que são viáveis ​​para essa estratégia.


Quando as vendas & amp; lucros estão em declínio em base anual Há suficiente gerencial e & amp; capital talentoso possuído pela organização para competir na nova indústria com sucesso Há adquirido, bem como adquirir empresas e ambos têm sinergia financeira Em situações em que há saturação completa para os mercados atuais dos produtos presentes Estratégia de Diversificação Horizontal:


A diversificação horizontal ocorre quando novos & amp; produtos não relacionados são fornecidos aos clientes existentes. A estratégia de diversificação horizontal é menos arriscada do que a diversificação de conglomerados devido ao fato de que os clientes atuais da organização já estão expostos.


Diretrizes para Diversificação Horizontal:


Existem certas situações em que a estratégia de diversificação horizontal é muito eficaz pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes a esse respeito.


Quando novos & amp; produtos não relacionados são adicionados com os existentes, a receita dos produtos existentes aumenta significativamente A indústria que contém margens baixas & amp; retorna e é altamente competitivo Os novos produtos são comercializados para os clientes atuais através de canais de distribuição atuais Existem padrões de vendas de natureza contracíclica dos novos produtos em comparação com os produtos atuais.


Estratégias de Diversificação Corporativa.


Um dono de uma loja de animais que está começando um negócio de passear com cães é um exemplo de diversificação.


Imagens Brand X / Brand X Pictures / Getty Images.


Artigos relacionados.


1 [Diversificação de negócios] | Exemplos de Diversificação de Negócios 2 [Estratégia de Nível Corporativo] | Tipos de Estratégia de Nível Corporativo 3 [Estratégia de Diversificação de Produto] | Estratégia de Diversificação de Produtos 4 [Benefícios] | Benefícios & amp; Riscos de Diversificação.


Quanto mais antigo seu negócio ficar, mais difícil será aumentar a participação de mercado ou os lucros, especialmente se você estiver buscando um crescimento exponencial. Diversificar em novas áreas de negócios não só lhe dá a oportunidade de aumentar significativamente sua renda, mas também protege você no caso de seu negócio principal sofrer uma queda temporária ou de longo prazo. Analise as estratégias de diversificação com base em suas receitas potenciais e afete seu negócio principal para alcançá-las.


Diversificação.


Diversificação significa ramificar-se em novas oportunidades de negócios, não apenas expandindo seus negócios existentes. Por exemplo, se você tem um restaurante em uma cidade, abrir um segundo restaurante na próxima cidade é a expansão, não a diversificação. A adição de catering corporativo é um exemplo de diversificação. Oferecer aulas de culinária durante as manhãs, quando você não está aberto para o café da manhã, seria outro exemplo de diversificação.


Razões para Diversificação.


Antes de começar a planejar uma estratégia de diversificação, escreva os motivos pelos quais você está pensando em fazê-lo. Você pode ter um excesso de capital que não pode colocar em sua empresa existente com um retorno razoável sobre esse reinvestimento. Sua empresa pode ser muito dependente de um produto ou de um punhado de clientes, o que poderia ter consequências devastadoras se você vir uma nova concorrência ou um ou dois clientes deixarem você. Você pode ter criado relacionamentos de negócios ou uma base de clientes que facilitam a entrada em um novo mercado. Uma vez que você sabe exatamente por que está considerando diversificar, é possível observar melhor as vantagens e desvantagens específicas de fazê-lo.


Estratégias Relacionadas vs. Não Relacionadas.


Ao considerar a diversificação, decida se deseja permanecer em um negócio relacionado ou entrar em um mercado completamente diferente. Ficar dentro do seu mercado permite que você use seus contatos, marca e base de clientes, como uma babá que oferece serviços de cuidados pessoais. Entrar em um novo mercado, como uma pet sitter abrindo uma empresa de paisagismo, oferece mais proteção contra uma recessão em uma indústria específica. Mudar para um negócio relacionado pode prejudicar sua marca se o novo esforço falhar. Começar um negócio em uma área completamente nova geralmente exigirá mais tempo e dinheiro, já que você está começando do zero.


Diversificação de marca.


Em alguns casos, você pode diversificar com a venda do mesmo produto, ou de um produto semelhante, com um nome diferente. Uma loja de roupas femininas que acrescente roupas masculinas e infantis para tentar expandir seus negócios pode prejudicar sua marca entre as mulheres que procuram uma loja especializada em roupas femininas de alta qualidade. Abrir uma segunda loja com outro nome e vender roupas masculinas e infantis diversifica sua empresa. Outro exemplo de diversificação por marca seria uma loja de roupas femininas de luxo abrindo uma segunda loja de roupas femininas sob outro nome e vendendo roupas femininas acessíveis.


Considerações


Ao escolher estratégias de diversificação, observe sua base de clientes atual para determinar se você pode vender itens diferentes ou se pode adicionar novos clientes vendendo-os um produto semelhante a um preço diferente ou com um nome diferente. Analise seus fornecedores atuais, representantes de vendas e parceiros de distribuição para determinar se você pode usá-los para vender produtos diferentes, reduzindo seus custos de inicialização. Calcule os custos operacionais contínuos e enfatize sua administração de uma estratégia de diversificação e determine se você pode oferecer suporte a duas empresas ou linhas de produtos diferentes. Considere o impacto de uma linha de produtos competindo com a outra se você vender itens semelhantes.

Comments

Popular Posts